NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A intervenção profissional do assistente social precisa atentar para inúmeras determinações e mediações complexas presentes na realidade social. Entre tais mediações, figuram a da participação e do controle social. Sobre estas mediações da intervenção profissional, é correto afirmar que:
1- a participação social nas políticas públicas foi concebida na perspectiva do controle social, no sentido de os setores organizados da sociedade participarem desde suas formulações (planos, programas e projetos), inclusive do acompanhamento de suas execuções, definições da alocação de recursos para atender aos interesses da coletividade.
2- para que o controle social se efetive realmente, faz-se necessário controlar os recursos, pois é na alocação destes que se definem as prioridades, principalmente, num contexto em que o fundo público brasileiro vem favorecendo aos interesses da classe dominante por meio do financiamento da acumulação do capital.
3- o controle social necessariamente implica em competência técnica, daí porque se torna indispensável uma burocracia sob controle do assistente social.
4- a intervenção profissional ao se estabelecer no campo relacional entre distintos grupos e forças sociais implica em processos decisórios; por isso deve forçosamente trabalhar com a dimensão da diversidade cultural e sócio-política, evitando com isso a exclusão de importantes atores sociais.
O correto está somente em:
1 e 3.
1 e 4.
1, 2 e 4.
2 e 3.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...