As empresas, instituições públicas e privadas reconhecendo os prejuízos causados pelo abuso e dependência de substâncias psicoativas no ambiente de trabalho, que afeta servidores e familiares, têm procurado aperfeiçoar as estratégias para enfrentamento do problema. Entre essas estratégias encontra-se a elaboração de política específica, voltada para este problema, na qual o programa de prevenção deve estar inserido. Com relação aos aspectos a serem ponderados por essa política, assinale a opção correta.
Durante o processo de elaboração da política de álcool e outras drogas deve-se contar com a participação de representantes de vários níveis e setores da organização, com exceção da alta gestão, para impedir a invasão de privacidade e a tensão nas relações de trabalho.
O conteúdo da política de álcool e outras drogas deve ser de fácil compreensão, divulgado a todos os servidores e seus familiares, e recomenda-se muita cautela no estabelecimento dos direitos e deveres da organização e de seus servidores, de forma que não predomine seu caráter assistencial.
O programa de álcool e outras drogas desenvolvido em uma organização deve seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto à sua desvinculação de outros programas de atenção à saúde dos servidores de forma a garantir sua efetividade.
Deve-se considerar que a diminuição da produtividade ou absenteísmo não ocorre somente em conseqüência do consumo abusivo de substâncias psicoativas. Pode ser reflexo de um conjunto de diferentes fatores como problemas familiares e de relacionamento no trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...