No processo de implementação de políticas e programas sociais, há influência de aspectos relacionados às características específicas destes, além dos fatores organizacionais nos diversos níveis de execução. Nesse contexto, considera-se que
- A. esta implementação implica processos complexos de negociação entre os atores, variação do grau de adesão dos diferentes atores, cenários de oportunidades e ameaças que possam exigir redimensionamento e reformulação.
- B. a definição dos objetivos, metas e recursos já asseguram as condições necessárias para mensurar a eficiência, a eficácia e a total fidelidade para a implementação do desenho proposto inicialmente.
- C. o ciclo destas políticas e programas sociais se constitui como um processo simples e linear que devidamente pactuados, expressam consensos em todas as etapas.
- D. os problemas surgidos no processo de implementação são considerados naturais como desvios de rotas, desse modo, não devem ser absorvidos no processo de execução para o alcance do desenho planejado.
- E. os problemas encontrados no percurso demonstram equívocos no planejamento, o que indica a necessidade de desconsiderar o planejado anteriormente e retomar uma nova etapa de planejamento.