Uma das características da história recente das políticas sociais é o chamamento à participação da sociedade. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Desde a década de 1970, nos países industrializados, com o advento do padrão monetarista que elegeu o mercado como o principal agente do bem-estar, o pluralismo de bem-estar emerge como inovação, e com ele, a ênfase no chamado "terceiro setor".
No contexto brasileiro, a relação entre Estado, mercado e setores voluntários e informais sempre existiu, e nela tem prevalecido a priorização das necessidades da maioria da população.
Entendendo a esfera pública como aquela que realiza a aproximação dos objetivos e das estratégias da sociedade civil e do Estado, os interesses que nela devem estar representados são os dos principais agentes políticos.
A experiência brasileira com os conselhos municipais e estaduais, criados em nome da democratização da coisa pública, revela a efetiva participação da sociedade e sua capacidade de intervenção nas políticas sociais.
O princípio que fundamenta a organização das políticas de seguridade social é o da descentralização política e administrativa com a participação de diferentes segmentos sociais, e, para a sua garantia, faz-se necessária a abolição do princípio da centralização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...