A expressão matricialidade sociofamiliar é, hoje, amplamente vigente dentro do campo conceitual e técnico-operativo da Política Nacional de Assistência Social no Brasil. Com relação a esse conceito, é INCORRETO afirmar que
- A. a família é o núcleo social básico de acolhida, de convívio, de autonomia, de sustentabilidade e de protagonismo social.
- B. a defesa do direito à convivência familiar na proteção de assistência social supera o conceito de família como unidade econômica.
- C. o fortalecimento de possibilidades de convívio, educação e proteção social na própria família não restringe as responsabilidades públicas de proteção social para com os indivíduos e a sociedade.
- D. a família deve ser apoiada e ter acesso a condições para responder ao seu papel no sustento, na guarda e na educação de suas crianças e de adolescentes, bem como na proteção de seus idosos e de portadores de deficiência.
- E. a rede de serviços de acolhida para crianças e adolescentes, como repúblicas, casas de acolhida, abrigos e família acolhedora, deve ter precedência sobre a família de origem aos primeiros sinais de rompimento de vínculos.