É de extrema importância ressaltar que as maneiras pelas quais um conflito é gerado, administrado e solucionado produzem uma poderosa influência sobre a leitura, sentimentos, comportamentos e atitudes das pessoas num grupo, impactando e determinando a qualidade da comunicação entre estes. Tendo como base as idéias acima defendidas, assinale a opção incorreta.
Existem três condições antecedentes que são inerentes à vida organizacional e que tendem a gerar conflitos: Ambigüidade de Papel; Objetivos Concorrentes; Recursos Compartilhados; e Atividades Interdependentes.
O conflito é um processo decorrente de duas condições desencadeantes que são a percepção da incompatibilidade de objetivos e a percepção da oportunidade de interferência.
Um processo de negociação é composto pelas etapas de Preparação e Planejamento; Definição das Regras Básicas; Esclarecimentos e Justificativas; Barganha e Solução de Problemas; e Conclusão e Implementação.
Há vários estilos de administração de conflitos. Considerando apenas os extremos temos de um lado aqueles que priorizam seus próprios interesses – Assertividade – e, na outra ponta, aqueles que buscam a satisfação de ambos interesses – Cooperação. A partir dessas duas dimensões, Thomas Kenneth propõe um modelo que sugere cinco distintos estilos de administração de conflitos: Evitação ou Fuga; Acomodação ou Suavização; Competição ou Comando Autoritário; Compromisso; e Colaboração ou Solução de Problemas.
Conflitos são disfuncionais, comprometem invariavelmente a eficácia do grupo e da organização e têm um teor destrutivo, sendo uma das principais responsabilidades da organização evitá-los ou dirimi-los em sua maioria.
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