Administração - Gestão de Equipes - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
O gestor de uma instituição observa que existe uma desarticulação das atividades entre os setores e um clima de crescente disputa entre os trabalhadores. Além disso, têm prevalecido no grupo, discussões permeadas por assuntos que reforçam interesses de minorias em detrimento do coletivo. O gestor resolveu, então, contratar uma empresa de assessoria para indicar possíveis alternativas. Após uma avaliação criteriosa, a empresa pode, sem restrições, afirmar que
a redefinição de atribuições dos subordinados é recomendada para por um fim na questão de sobreposição de tarefas e reduzir as disputas internas, rechaçando o individualismo.
a expectativa da organização de cessar as disputas não será correspondida, pois a competição é saudável e necessária para afastar os vícios de indolência, muito comum em grandes estruturas.
a disputas internas serão reduzidas pela convergência de interesses individuais para coletivos, levando ao imperioso consenso organizacional, obrigatório para o bom desenvolvimento das atividades.
o comprometimento individual de cada trabalhador está diretamente relacionado ao estabelecimento de uma política justa de remuneração por parte da instituição, que deve premiar os indivíduos que evitem o conflito.
o redesenho de processos da instituição impossibilitará a maior interação entre as áreas, pois reduzirá os conflitos e a percepção dos trabalhadores no que se refere às macro-funções organizacionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...