As grandes organizações são as responsáveis pelas primeiras mudanças. Existiam patrocínios de estudos acadêmicos, havendo uma valorização de novas posturas de comando. Diga-se que não era propriamente resultado da sensibilidade patronal daquela época. Sempre foram, como ainda são hoje, investimentos interessantes do ponto de vista da imagem da empresa e do seu marketing político.
Neste cenário, a área de gestão de pessoas começou a surgir, a partir do desenvolvimento dos processos, métodos e normas de trabalho, o interesse no estudo de alguns fenômenos observados no campo da psicologia organizacional e da sociedade no trabalho, principalmente, no que tange ao comportamento do homem. Dentro do contexto das mudanças houve a evolução da área de gestão de pessoas, que se caracteriza por:fase contábil, fase legal, fase tecnicista, fase administrativa e fase estratégica.
planejar, dirigir, controlar, organizar e coordenar.
planejamento estratégico, planejamento tático, planejamento organizacional e planejamento operacional.
provisão, planejamento, avaliação e desempenho.
treinamento, qualidade de vida, desenvolvimento e recrutamento.
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