A dimensão ética do planejamento decorre do fato de este favorecer o desenvolvimento de uma tecnologia que se, por um lado, possibilita soluções científicas para os problemas de uma sociedade em permanente mudança, por outro lado, viabiliza a centralização do poder e o aumento de sua eficácia controladora. Considera-se função essencial do planejamento, como instrumento técnico,
- A. aumentar a capacidade e melhorar a qualidade do processo de adoção de decisões, oferecendo dados básicos da situação e necessidades, elementos do juízo para apreciar as situações e os dados para aferição das tendências e projeções futuras.
- B. empreender um conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados.
- C. estabelecer as prioridades da intervenção, identificando e ordenando os projetos, definindo o âmbito institucional e alocando os recursos a serem utilizados.
- D. procurar objetivos comuns, ordenando os objetivos gerais e desagregando-os em objetivos específicos que constituirão, por sua vez, os objetivos gerais dos programas.
- E. dispor as ações programáticas em uma sequência temporal de acordo com a racionalidade técnica destas e as prioridades de atendimento.