Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
No processo de avaliação de políticas, programas sociais, os indicadores relativos à eficácia, eficiência e efetividade são fundamentais. Assim, conceitualmente eles significam:
1- A avaliação da efetividade refere-se ao estudo do impacto do planejado sobre a situação e a adequação dos objetivos definidos para o atendimento da problemática, objeto da intervenção.
2- A eficácia é analisada a partir do estudo da adequação da ação ao alcance dos objetivos e das metas previstas no planejamento, observando-se cuidadosamente a relação custo-benefício.
3- A avaliação da eficiência incide diretamente sobre a ação desenvolvida. Tem por objetivo reestruturar a ação para obter, ao menor custo e ao menor esforço, melhores resultados. Deve ser necessariamente crítica, estabelecendo juízos de valor sobre o desempenho e os resultados que o mesmo propicia.
4- A avaliação da efetividade apóia-se, exclusivamente, em dados extraídos da realidade pela própria organização, para evitar interferências externas.
Estão corretas as afirmativas:
1 e 3, apenas.
1, 2, 3 e 4.
2 e 3, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...