O líder assume, na equipe de trabalho, um papel fundamental, especialmente quando manifesta a priorização do elemento humano, contribuindo, de forma efetiva e permanente, para o crescimento dos componentes da equipe e a busca, de forma coerente e coletiva, do alcance dos objetivos da organização. A liderança manifesta-se e consolida-se nas relações
- A. intrapessoais no ambiente de trabalho. Um líder é alguém que influencia os outros a atingir metas. A liderança é inata.
- B. formais das empresas. Um líder é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e, geralmente, recebe o título de gerente, diretor ou supervisor. As políticas de promoção organizacional são feitas para garantir que as pessoas com habilidades técnicas e de liderança ocupem posições de poder. A liderança é inata, mas exige conhecimento técnico.
- C. interpessoais no ambiente de trabalho. Conduzem pessoas e organizações em direções que, sozinhas, não seguiriam. A liderança pode ser ensinada e aprendida.
- D. internas da organização empresarial. A liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação intrapessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional.
- E. sociais. É a força da autoridade que os chefes, em geral, possuem, devido a sua posição privilegiada no organograma da organização, que dá a ele a eficácia em dirigir pessoas. Essa autorização é sacramentada e garante o desempenho do verdadeiro líder.