Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
Considerando que uma assistente social de uma organização pública foi convidada a elaborar um programa de assistência ao dependente químico e prevenção ao uso e ao abuso de drogas e que essa profissional passou por formação especializada e também envolveu equipe multidisciplinar constituída por psicólogo, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, assinale a alternativa que apresenta uma das estratégias interventivas passível de ser desenhada por essa profissional para o programa em tela.
A prevenção deve ser dirigida a grupos específicos da empresa, pois visa identificar os fatores de risco associados ao uso indevido de álcool e de outras drogas e atuar de forma a atrasar ou impedir seu uso.
A prevenção deve ser planejada principalmente para indivíduos que já apresentam os primeiros sinais de uso abusivo do álcool e de outras drogas. Tem por objetivo prevenir a evolução para um possível quadro de dependência e suas complicações.
Um risco associado ao programa é o de obter menor comprometimento dos trabalhadores nas funções da empresa em favor de um melhor aproveitamento das ações de prevenção.
A redução de danos não se mostra como uma estratégia eficaz na prevenção ao uso de drogas, pois se assenta na abstinência total do usuário.
A redução de danos é uma estratégia que aparece como alternativa aos programas convencionais de assistência ao dependente químico e prevenção ao uso de drogas, embora sua prática, para muitos, pareça estar associada a certa liberalidade de comportamento e de consumo de drogas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...