Administração - Motivação - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
Em um órgão público, um novo gestor tem encontrado uma série de problemas relacionados aos seus subordinados. Nos últimos meses, tem sido observado um alto índice de absenteísmo por parte dos trabalhadores. Procurando conhecer melhor a origem dos problemas, o gestor conversa informalmente com um colega com mais tempo na organização. Na conversa, ele é informado que a grande maioria dos trabalhadores está, em verdade, preparando-se para um concurso interno para preenchimento de vagas em outro departamento da mesma Instituição, com condições de trabalho um pouco melhores que as encontradas no setor de origem, mas na mesma referência salarial. Como alternativas para resgatar a motivação e o interesse dos trabalhadores, o gestor deve:
I) indicar um responsável para acompanhar o cumprimento das funções, fazendo valer o princípio do rigor no controle das atividades que evita a dispersão da atenção e otimiza os resultados da coletividade.
II) envolver os subordinados na discussão dos problemas encontrados no dia-a-dia, possibilitando a identificação de padrões de anormalidade e a proposição de alternativas para se enfrentar os desafios.
III) ampliar a percepção sobre a rotina do setor, estabelecendo um fluxo de comunicações bidirecional, ressaltando o compromisso com o aprendizado constante através do trabalho.
IV) estabelecer uma linha de comando orientada para resultados e premiar os melhores trabalhadores, manifestando publicamente o desapontamento com os que não corresponderam às expectativas.
V) consultar os trabalhadores para ouvir as críticas e sugestões e implantar, sem reservas, as que estiverem em consonância com os interesses da nova gestão, especialmente, as de maior impacto no curto prazo.
Das proposições acima, estão corretas
I e V.
I e III.
II e III.
IV e V.
I, IV e V.
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