Segundo Chiavenato, até algum tempo atrás, os profissionais considerados excelentes eram aqueles que apresentavam sinais de forte competitividade individual e espírito individualista e empreendedor. Agora, estão sendo privilegiados a capacidade de cooperação social, facilidade do trabalho em conjunto com outras pessoas e alto grau de espírito de equipe. Atualmente, é correto afirmar que é de suma importância que a informação na empresa passe a fluir de maneira
- A. vertical, respeitando a hierarquia. Isto só é possível se houver respeito às individualidades e implica reconhecimento.
- B. cruzada, existindo um rompimento ou mudança de tema proposto. Percebe-se sempre um conflito cognitivo, pois a resposta não é a esperada.
- C. complementar. A resposta é sempre esperada, isto é, complementa o estímulo. Corre o risco de mau entendimento e de conflitos.
- D. horizontal, ao invés de através de uma hierarquia, e isto só é possível em função de maior trabalho de cooperação entre os funcionários.
- E. ulterior para evitar os conflitos. O verdadeiro sentido é velado, fica em aberto. A comunicação não é clara, podendo ou não o receptor dar as respostas que complementem o estímulo; enriquece.