Em toda organização, pública ou privada, a convivência diária, o intercâmbio de experiências na busca dos objetivos e a interação com o ambiente, conformam diversos tipos de cultura organizacional. A cultura organizacional adequadamente apta ao aprendizado e à inovação está orientada para
- A. o cumprimento rigoroso de procedimentos escritos. Nesta cultura, o poder do cargo é mais importante que seu ocupante.
- B. a realização das tarefas, onde todo o planejamento está voltado para a otimização dos recursos humanos, materiais e financeiros. Nesta cultura, o poder provém da competência e da eficiência no cumprimento dos objetivos definidos por regras e procedimentos.
- C. o respeito às hierarquias tanto formais como informais, onde as decisões são tomadas pelos que ocupam o topo da pirâmide do organograma da organização e rigorosamente cumpridas pelos empregados.
- D. a valorização tanto dos clientes como dos empregados. Nesta cultura, o poder está nas mãos daqueles gerentes dispostos a correr riscos quando julgam a mudança necessária.
- E. o crescimento pessoal e profissional dos empregados, onde o poder está nas mãos daqueles gerentes que valorizam mais o bem-estar e a satisfação dos membros da organização do que para o cumprimento dos objetivos da organização.