Sobre participação social e a educação social, o consenso entre autores é que o processo de cidadania é um círculo virtuoso: quanto mais o indivíduo aprende a participar, maior é a sua participação social. Assinale a opção correta.
No Brasil, as propostas de trabalho com famílias devem priorizar metodologias que lhes permitam fortalecer o grupo familiar e seja facilitador de formas de enfrentamento das condições econômicas.
O trabalho com famílias conduzido de maneira pragmática e pontual conduz seus membros a processos de autonomização e mudanças da realidade familiar e social. Essa forma da participação concretiza o aprendizado pela via da educação social.
Carole Pateman, que acredita na participação ativa da cidadania, analisa o caráter pedagógico da participação que desenvolve no indivíduo alguns atributos psicológicos, fazendo que ao mesmo tempo ela o oriente e se fortaleça em seu cotidiano.
Yasbek diz que o assistente social é educador social no atendimento concreto às necessidades apresentadas, promovendo o componente socioeducativo que permeia a produção dos serviços assistenciais
Para Mioto, o estudo social é uma ação socioeducativa do assistente social, pois ao conhecer e analisar a situação vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, sobre a qual o assistente social foi chamado a opinar, ele também esclarece direitos e deveres.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...