A questão social, tema fundamental para o serviço social enquanto profissão, pode ser entendida como
- A. resultante do modelo de trabalho escravo, pois advém da expropriação do trabalho e, nessa modalidade, a exploração foi mais intensa.
- B. o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais privada, o trabalho torna-se mais individual, enquanto a apropriação dos seus frutos passa a ser cada vez mais coletiva.
- C. o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
- D. resultante e existente apenas no tempo do escravismo, dada sua identificação com a exploração do trabalho e de horas não pagas, que geravam o lucro.
- E. expressão da pobreza, independentemente do modelo econômico e social, assim como de qualquer momento histórico, ou seja, onde e quando existir pobreza existirá a questão social.