Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a afirmativa incorreta sobre a questão social entendida a partir do pensamento de IAMAMOTO E CARVALHO abaixo descrito:
"A 'questão social' não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção, mais além da caridade e da repressão".
A questão social emergiu em meados do séc XIX, quando a classe operária vai-se impondo enquanto ator político reivindicando soluções para os problemas como a pobreza, fome, condições de habitação, degradação do espaço urbano entre outras.
As demandas sociais presentes, neste cenário, vão sendo transformadas em demandas políticas coletivas e organizadas.
Os intelectuais burgueses nunca tentaram mascarar a existência da luta operária e da possibilidade concreta da revolução socialista.
No plano político, muitas reformas sociais e políticas foram concretizadas, reformas estas conquistadas como resultado da luta dos trabalhadores e não meramente concessão da classe burguesa.
Até 1844, Marx e Engels usaram o termo "questão social" em seus livros: Glosas críticas marginais ao artigo O rei da Prússia e a reforma social e A situação da classe operária na Inglaterra, respectivamente, para descrever o pauperismo da classe trabalhadora.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...