A Questão Social é fundamental na formação do Assistente Social, na medida em que hegemonicamente o tema é estruturante para o seu trabalho, podendo ser conceituada como
- A. a emergência de problemas com a desigualdade social e a pobreza configurada na relação salarial, desconsiderando os processos e estratégias que se consubstanciem força pública e política. Desse modo, a questão social está direta e essencialmente vinculada à condição econômica.
- B. o conjunto de expressões das desigualdades da sociedade iniciada já no feudalismo sob pressão da classe explorada, independentemente das tarefas atribuídas ao Estado. Já no Estado moderno, foram definidas as atribuições de enfretamento das expressões da questão social.
- C. o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
- D. as necessidades humanas, tornando os indivíduos os únicos responsáveis por seu sustento e sobrevivência digna.
- E. a expressão da condição eminentemente econômica, que significou um abandono da ortodoxia da pura lógica do mercado, em favor da exigência da extensão da segurança do emprego e dos ganhos como direitos de cidadania.