Administração - Planejamento - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Nemésio Gaudêncio é gerente de novos produtos da empresa DoceGostosura, uma corporação alimentícia. Sob sua chefia, uma equipe desenvolveu uma sobremesa inovadora com o aspecto de um bolinho de chocolate e de sabor equivalente ao dos brigadeiros, mas com propriedades nutricionais semelhantes às dos alimentos mais saudáveis: alto teor de proteínas e fibras, baixo teor de açúcar e gorduras, grande quantidade de vitaminas e nenhum corante ou conservante em sua composição. Nemésio teve certeza de que acabara de criar um campeão de vendas.
O produto foi lançado com o nome de MeuDocinho, mas a resposta do mercado consumidor foi fraquíssima e, dos supermercados em que o produto foi posto à venda, começaram a chegar as principais queixas dos varejistas: a embalagem era desinteressante e trazia poucas informações; o prazo de validade do produto era de apenas 2 dias, o que desestimulava sua compra; as demonstradoras do produto no ponto de venda não sabiam dar explicações básicas. Contrariado, Nemésio passou dias matutando sobre os principais erros cometidos e possíveis soluções e concluiu corretamente que:
como as demonstradoras do MeuDocinho são de uma companhia terceirizada, a DoceGostosura não tem responsabilidade sobre elas, e seu fraco desempenho não compromete o marketing do produto;
o prazo de validade de MeuDocinho é um problema a ser enfrentado apenas pelo departamento de recursos humanos da empresa, que precisa treinar os motoristas a fazer entregas mais rápidas para os varejistas;
a assessoria de imprensa da DoceGostosura precisa divulgar que a empresa distribuiu todo o estoque de lotes vencidos de MeuDocinho para instituições de caridade, de modo que os consumidores saibam que a empresa pratica ações de responsabilidade social, e assim se sintam compelidos a experimentar a nova sobremesa;
é necessária uma intervenção conjunta das áreas de marketing, produção, finanças e recursos humanos da empresa, de modo a buscar soluções integradas para reverter a tendência de fraco desempenho evidenciada nas baixas vendas da sobremesa;
as dificuldades criadas pelo departamento de marketing da empresa DoceGostosura com relação à embalagem e ao prazo do produto MeuDocinho devem ser sanadas por meio de logística reversa associada a uma manipulação estratégica do balanço contábil da empresa, de modo a transmitir aos acionistas a impressão de que um produto deficitário apresenta fluxo de caixa positivo.
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