O planejamento de Recursos Humanos é o processo pelo qual a administração garante ter o número e tipo de pessoas adequados, nos locais corretos e na hora certa, que sejam capazes de realizar as tarefas que irão ajudar a organização a atingir seus objetivos de forma eficaz e eficiente. Um dos elementos importantes no planejamento de Recursos Humanos é o índice de rotatividade de pessoal. A rotatividade envolve custos de diversas naturezas, e destes, os relativos a recrutamento podem ser gerados por
exames laboratoriais – os testes biológicos/fisiológicos estão entre os instrumentos de seleção mais controversos. Os testes biológicos incluem detecção de uso de drogas e testes genéticos. O exame de urina é o método mais comum para detectar a presença de drogas.
aplicação de testes psicotécnicos – Os testes de personalidade são menos populares para a seleção de empregados, por serem difíceis de defender nos tribunais. Mesmo assim, muitas organizações aplicam testes psicotécnicos.
pesquisa de mercado – em termos ideais, somente empregados iniciantes devem ser contratados por intermédio das fontes externas, mas, especialmente nas instituições privadas, esse conceito é freqüentemente esquecido ou ignorado.
pagamentos de benefícios – nas ocasiões em que uma empresa fixa uma política de pagamento progressivo dentro de uma escala baseada no mérito, é importante que exista algum programa formal para a avaliação periódica de subordinados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...