Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
No que concerne ao projeto ético-político do Serviço Social e o Código de Ética Profissional, assinale a opção incorreta:
Os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegendo valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos teóricos, práticos e institucionais para o seu exercício, recomendam normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas.
O Serviço Social é uma profissão gestada a partir de necessidades e possibilidades da sociedade capitalista. Sua ética, portanto, só pode ser entendida como produto histórico das condições postas por essa sociedade.
Considerando o pluralismo profissional, previsto no Código de Ética do Assistente Social (1993) o projeto hegemônico de um determinado corpo profissional supõe um pacto entre seus membros: uma espécie de acordo sobre aqueles aspectos que, no projeto, são imperativos e aqueles que são indicativos.
O pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população é dever do Assistente Social, conforme Código de Ética de 1993.
Ter livre acesso à população usuária é um direito do Assistente Social, previsto no Código de Ética de 1993.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...