O planejamento é uma abordagem e uma ferramenta que permite organizar a complexidade das relações na sociedade e nas organizações.
Enquanto o planejamento é um processo contínuo, o plano é a expressão de um processo de tomada antecipada de decisões e sua importância está em
- A. determinar as funções dos agentes envolvidos e racionalizar ao máximo as ações fracionando as tarefas de modo a permitir a supervisão dos resultados ao final do processo de execução do plano e a avaliação de desempenho dos envolvidos.
- B. reduzir as incertezas e as surpresas; guiar a ação até chegar à situação desejada e organizar os meios para atingir os objetivos; envolve organização, coordenação de esforços, acompanhamento e controle de ações e avaliação de resultados.
- C. potencializar o tempo de trabalho das equipes na medida em que não há desperdício de tempo e energia para decidir sobre o que fazer, dado que as tarefas são estabelecidas até a finalização do plano e da avaliação do produto final.
- D. garantir o êxito do que foi planejado, desde que todos os passos previstos sejam executados sem interferências políticas e as ações sejam tecnicamente indicadas por planejadores qualificados; envolve o uso de manuais e planilhas de controle.
- E. impedir a improvisação daqueles que executam a ação e a pretensão dos mesmos em tomar decisões fora do plano, causando ruídos ao trabalho, falta de harmonia nas equipes, atraso na execução do plano e o não cumprimento das metas.