Serviço Social - Instrumental técnico do Serviço Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O art. 198 da Constituição Federal de 1988, complementado pela Lei n.º 8.080/1990, enfatiza o atendimento integral como um dos aspectos centrais do direito à saúde. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.
O atendimento integral com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais, traduz a radicalidade da proposta em relação ao modelo baseado na medicina curativa e na atenção à doença.
O atendimento integral corresponde ao reconhecimento do todo indivisível que cada pessoa representa, o que traz como conseqüência a não-fragmentação da atenção e o reconhecimento dos fatores socioeconômicos e culturais como determinantes da saúde.
A integralidade não é atributo específico de uma profissão nem de um serviço, mas compreende distintas práticas profissionais interdisciplinares que se articulam no campo da promoção da saúde, por meio de diferentes serviços e instituições.
A integralidade impede a inserção diferenciada do assistente social na área da saúde, visto que mantém este e outros profissionais como elementos do campo paramédico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...