"O poder pode ser visto como dotado de energia, por isso possui o atributo de moldar e transformar organizações... estabelecendo uma relação entre poder e cultura organizacional".
(Bertero, Carlos Osmar. In: Cultura e Poder nas Organizações. São Paulo, Atlas, 1992)
Identifique a seguir a opção que expressa corretamente a relação de manutenção da cultura numa organização, considerando que o poder pode ser utilizado para formar, manter ou transformar a cultura organizacional.
O fundador, indivíduo ou grupo, forma a cultura organizacional à sua própria imagem e semelhança imprimindo seus valores, suas crenças, sua visão de negócios e sua relação com os homens que fazem parte da organização.
O poder nas organizações pode ser entendido como a força de um grupo de coalizão hegemônica que julga a cultura existente como funcional à consecução dos objetivos organizacionais. Enquanto a eficácia e o sucesso persistirem os valores existentes estarão sendo legitimados.
O grupo de coalizão que detém o poder na organização pode ver-se diante do marasmo e imobilismo frente ao meio ambiente fazendo-se necessário rever valores, crenças e visões de forma a garantir a eficácia organizacional e a legitimidade.
O grupo de coalizão hegemônica se vale dos processos internos de recrutamento e seleção, punição e recompensas, promoção e desligamento para legitimar valores, crenças e visões.
O poder nas organizações pode ser entendido como a capacidade de influenciar pessoas para dar maior funcionalidade à organização e à consecução dos objetivos organizacionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...