Questão número 218434

A administração pública gerencial emergiu na segunda metade deste século como resposta à crise do Estado, como modo de enfrentar a crise fiscal, como estratégia para reduzir o custo e tornar mais eficiente a administração dos imensos serviços que cabiam ao Estado e como um instrumento de proteção do patrimônio público contra os interesses do rent-seeking ou da corrupção aberta. Mais especificamente, desde a década de 60, ou pelo menos desde o início dos anos 70, cresceu a insatisfação, amplamente disseminada, com relação à administração pública burocrática".

(Trecho extraído do livro "Reforma do Estado e administração pública gerencial" de Luiz Carlos Bresser Pereira e Peter Spink (org.) (2 ed. Rio de Janeiro. FGV, 1998 ) P. 28)

Indique, entre as opções abaixo, aquela que não se enquadra como uma característica básica da administração pública gerencial, acima mencionada.

  • A.

    É orientada para o cidadão e para a obtenção de resultados.

  • B.

    Pressupõe que os políticos e os funcionários públicos são merecedores de grau limitado de confiança.

  • C.

    Como estratégia, serve-se da descentralização e do incentivo à criatividade e à inovação.

  • D.

    Utiliza o contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos.

  • E.

    Concentra-se no processo, definindo procedimentos que satisfaçam as demandas dos cidadãos.

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