Administração Pública - Divergências e Convergências entre Administração Pública e Administração Privada - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A implantação de programa de "qualidade" no setor público apresenta certas especificidades decorrentes da natureza da atividade pública que desaconselham a mera reprodução das diretrizes e ações adotadas em programas similares no setor privado. Entre essas diferenças, encontram-se:
o setor privado trata com clientes e o setor público, não;
no setor privado o cliente remunera diretamente a organização, pagando pelo serviço, enquanto no setor público ele paga indiretamente, via imposto, ainda que simetricamente ao serviço observado;
as políticas voltadas para a qualidade no setor privado referem-se a metas de competitividade, enquanto no setor público a meta é a busca de excelência no atendimento a todos os cidadãos, ao menor custo possível;
as finalidades principais tanto das atividades de caráter privado quanto público são a sobrevivência num ambiente altamente competitivo, mas o setor privado tem ainda da apresentar lucros, diferentemente do setor público;
o setor privado busca atender o cliente, o público não tem esta preocupação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...