Serviço Social - Estado, sociedade civil e proteção social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Julgue as proposições a seguir acerca da temática Estado e Sociedade Civil e assinale a opção incorreta.
Numa perspectiva liberal as ONGs não seriam nem um instrumento de racionalização do Estado devido à efi ciência deste na distribuição dos recursos e, o desenvolvimento das ONGs também não possibilitaria uma transferência de responsabilidades do Estado.
No fi nal dos anos de 1980 e início dos anos de 1990 a ação das ONGs no Brasil estabelece um novo relacionamento, denominado de parceria, que possibilitou a essas organizações participar da implementação e cogestão de políticas públicas de caráter social.
Nos anos de 1990 as ONGs assumem uma nova confi guração, distanciaram-se dos movimentos sociais e da oposição ao Estado e assumiram um papel de interlocução com o governo e aparecem cada vez mais como uma representação social especializada na mediação das demandas populares ao poder público.
No debate acerca das vantagens e desvantagens das ONGs, há a defesa da integração dessas organizações ao Estado como instrumento de concretização de certas Políticas Públicas, diminuindo as despesas do Estado e satisfazendo melhor as demandas locais, o que seria, também, uma forma de descentralização do Estado.
No contexto da repressão militar, que levou à organização de setores da sociedade civil em uma luta política contra a ditadura instalada após 1964, a atuação das ONGs foi contra o Estado, prestando apoio e assessoria aos movimentos sociais na luta pela mudança das políticas estatais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...