Dentre os variados modelos de estratégia existentes, poucos são os que possuem utilidade para a área pública, em sua administração direta, requerendo adaptações para seu aproveitamento prático. Considerando a realização de um estudo para órgão da administração direta federal, o TST, são modelos de estratégia que se aplicam contemporaneamente com mais precisão a estes tipos de órgãos:
As análises horizontal e vertical feitas a partir do modelo de cinco forças de Porter e a estratégia de liderança focada em diferenciação.
Fusões e aquisições, expressando, respectivamente, a reorganização de ministérios e o movimento de privatização e o modelo de 5 forças de Porter.
Estratégia de diferenciação competitiva e estratégia de nichos de mercado a exemplo de programas de descentralização judiciária para atendimento regional.
Retirada estratégica, sinônimo de modernização da administração pública, a exemplo da privatização e atuação baseada em liderança de custos.
Cooperação, feita com alianças e parcerias e os paralelos possíveis entre estratégias de diferenciação e de baixo custo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...