Serviço Social - Estado, sociedade civil e proteção social - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - 2010
Autores como Marilda Iamamoto, Maria Carmelita Yazbek e Maria Ozanira Silva analisam que o processo de Reforma do Estado, iniciado na década de 90 com o avanço do projeto neoliberal, foi adverso para as políticas sociais, no sentido de que erodiu as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado em relação à questão social. Nesse contexto, algumas ações públicas de enfrentamento da pobreza
têm expressado uma radical reorientação no sentido da centralização dessas em ações em nível federal, estando dispersas entre vários setores, carecendo de mecanismos de controle público.
têm ocorrido através de programas seletivos e focalizados, centradas nos mais pobres entre os pobres, seletivas e compensatórias, desenvolvendo estratégias fragmentadoras da pobreza e colocando-se em um movimento contrário à universalização de direitos sociais.
têm sido desfavoráveis à filantropia e à solidariedade da sociedade civil.
caracterizam-se pela intervenção de forma burocratizada e ineficiente, embora com aporte de recursos suficientes para responder às demandas da população.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...