Administração - Teorias em Marketing - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
As cinco alternativas mostradas a seguir apresentam propostas distintas de geração de valor para o consumidor. Assinale a que melhor caracteriza o erro no planejamento de marketing a que historicamente se convencionou denominar miopia de marketing.
Quando uma pesquisa de satisfação apurou que seus clientes preferiam óculos de grau com armação dourada, a Ótica Leila solicitou a seus fornecedores que passassem a fabricar hastes folheadas a ouro ou com material sintético que imitasse o aspecto desse metal.
O setor de telemarketing da indústria de fermentos Topinho começou a receber perguntas de clientes residentes em zonas rurais querendo saber se o fermento de bolo também servia para aumentar a produtividade agrícola, e a partir daí a empresa realizou estudos cientifícos e testes de mercado, para posteriormente produzir fermentos que podem ser potencialmente aproveitados na lavoura, e todos obtiveram imediata aceitação pelo mercado.
O engenheiro que dirige o setor de inovações da Elétrica Amarela foi tomado pela ideia de criar um novo interruptor luminoso que funciona com o barulho de uma buzina, e agora basta que a gerência de vendas para novos produtos da empresa elabore uma forma rápida de apresentar esse invento aos varejistas e atacadistas para que o sucesso no mercado seja assegurado.
O departamento de pesquisa e desenvolvimento da montadora Vitor Motores recebeu a incumbência de adaptar seus automóveis às necessidades específicas de um público cada vez mais numeroso e exigente: as pessoas com deficiências motoras ou com mobilidade reduzida.
Depois de conversar com suas clientes e descobrir que elas entram na loja para ficar mais bonitas e mais felizes, não apenas mais perfumadas, a Perfumaria Nandoca passou a disponibilizar em suas gôndolas maquiagens, xampus e suplementos vitamínicos para cabelos.
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