A fim de obter elevada produtividade e boa qualidade de frutas, o agricultor deve fazer o manejo fitossanitário adequado de seu pomar. Com relação ao controle de doenças e pragas de citros, assinale a opção correta.
O controle da verrugose em citros pode ser feito de forma preventiva, com a diversificação de porta-enxertos e o uso do citrolima — um novo clone da laranjeira lima com resistência a verrugose nas folhas.
As medidas de controle de cancro cítrico incluem a aquisição de mudas sadias e certificadas, a desinfestação de veículos e implementos agrícolas e a eliminação de plantas infectadas em um raio de 10 m a partir do foco para que o talhão fique interditado temporariamente.
A tristeza dos citros, doença que afeta a laranja doce enxertada em limoeiro cravo, deve ser controlada por meio da eliminação do material vegetativo contaminado, com o uso de porta-enxertos tolerantes e a utilização de inseticidas no controle do vetor.
A estrelinha, doença fúngica que ataca botões florais de citros, principalmente em período de chuvas, deve ser controlada por meio da irrigação e de pulverização de fungicidas protetores e sistêmicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...