O manejo do rebanho de bovinos leiteiros leva em consideração inúmeros fatores relacionados com o clima, solo, animais e plantas. Conforme varie qualquer um destes parâmetros, variam também as normas de manejo, considerando-se que, para um determinado clima, o sistema de criação deve possibilitar aos animais do rebanho demonstrar todo seu potencial genético de produção, sem que haja prejuízo às pastagens e ao solo. Com base no manejo de rebanhos leiteiros, é correto afirmar-se que
- A. o fornecimento de ração concentrada deve ser fixado de acordo com a média de peso do rebanho, em que todos os animais receberão a mesma quantidade de ração.
- B. após a desmama, as novilhas podem ser encaminhadas aos pastos de qualidade inferior, pois essa categoria animal não está produzindo leite, por isso os custos com a sua alimentação devem ser o menor possível.
- C. as vacas, na linha de ordenha, devem ser submetidas ao teste de mastite semanalmente.
- D. cm relação ao manejo das vacas, recomenda-se um período seco (período de descanso) de 60 dias, a fim de o úbere se refazer da lactação anterior, não prejudicando, então, a lactação seguinte.
- E. quando identificada uma vaca com mastite, ela deve ir para o início da fila de ordenha, sendo a primeira a ser ordenhada e, em seguida, ser tratada.