A higiene das instalações é um fator de extrema importância na prevenção das verminoses. Os currais e os estábulos são locais onde há maior movimentação dos animas, consequentemente, há grande acúmulo de fezes. De acordo com os conhecimentos sobre os cuidados com a higiene das instalações, é correto afirmar-se que:
- A. qualquer fator estressante, seja temperatura elevada, mudança brusca de temperatura, deficiência nutricional, reagrupamento dos animais, desmama precoce e outras doenças infecciosas, pode acarretar o aparecimento precoce da coccidiose clínica.
- B. a introdução de novas técnicas, visando ao aumento da produtividade do rebanho, pode causar alterações de manejo ou de ambiente, o que favorece a prevenção da coccidiose.
- C. nas situações em que a densidade animal é alta, há acúmulo de matéria orgânica, umidade excessiva e promiscuidade de faixas etárias, determinando menor risco de contaminação dos animais.
- D. a umidade excessiva nos bezerreiros facilita o controle da coccidiose.
- E. a eimeriose ou coccidiose é uma doença comum e pouco importante na bovinocultura leiteira, pois acomete somente os animais adultos, sem causar impacto na produção.