A propagação vegetativa de plantas frutíferas possibilita a manutenção das características da planta progenitora, como qualidade dos frutos, precocidade, potencial produtivo, além da sanidade, entre outras. A multiplicação vegetal por via vegetativa pode ser feita de várias formas, incluindo-se enxertia, estaquia, mergulhia e alporquia. A respeito desse assunto, assinale a opção incorreta.
A estaquia é o processo de propagação resultante do enraizamento de um pedaço da planta (ramo, raiz etc), geralmente de comprimento e diâmetro variáveis em razão da espécie e das condições de manejo.
A enxertia é o processo de união dos tecidos de duas plantas, sempre da mesma espécie para que haja afinidade entre as partes envolvidas, dando origem a uma planta com duas partes, a copa e o porta-enxerto (ou cavalo).
A mergulhia consiste no enraizamento, na própria planta, de parte da planta a ser propagada, que é seguido pelo destacamento dessa parte. Esse processo é feito mediante o enterrio de porção do ramo curvado da planta que se quer propagar, para que enraíze.
As plantas de videira, marmeleiro, pereira e macieira devem ser enxertadas no período de inverno, enquanto as plantas de caquizeiro, laranjeira, mangueira, abacateiro e nespereira devem ser enxertadas no período da primavera.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...