A técnica de cultura de tecidos tem sido uma ferramenta de vital importância na obtenção de plantas livres de pragas e doenças, na propagação clonal e na conservação de germoplasma de espécies vegetais. Acerca da utilização da cultura de tecidos em fruticultura, assinale a opção correta.
O custo de produção de mudas de abacaxizeiro pelo método convencional de micropropagação é relativamente baixo, em razão da alta taxa de multiplicação e de sobrevivência das plantas dessa espécie na fase de aclimatação.
A diminuição da concentração de CO2 intensifica crescimento e o desenvolvimento in vitro de muitas espécies vegetais, incluindo-se as frutíferas.
A aclimatização é um processo essencial em todos os protocolos de micropropagação. Nesse processo, pode haver excessiva perda de água por transpiração e baixa capacidade fotossintética das plantas, o que compromete a sobrevivência das mudas.
Na aclimatização, o desenvolvimento das plantas de abacaxizeiro in vivo é rápido, sendo que elas levam, em média, 20 dias para atingirem o tamanho ideal para serem levadas ao campo.
Plantas in vitro de abacaxizeiro, quando submetidas ao efeito de reguladores de crescimento, apresentam indução de dormência, porém perfilham menos em relação às plantas não-tratadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...