A respeito da obra de Roberto DaMatta, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I Em Carnaval, Malandros e Heróis, DaMatta sustenta que o Carnaval é um rito sem dono, um festival com múltiplos planos. Segundo o autor, sabemos que, em geral, ali se encontram os marginais do universo socialmente reconhecido ou, quando são os ricos que ocupam tais lugares, eles estão disfarçados ou divididos; viram deuses ou reis, são membros de um clube ou associação.
II De acordo com DaMatta, para delimitar posições e conquistar direitos dentro do espaço simbólico da casa, membros da sociedade brasileira recorrem ao que o autor define como a gramática do Você sabe com quem está falando?
III Para DaMatta, o uso do chamado jeitinho brasileiro acaba por engendrar um fenômeno muito conhecido e generalizado entre nós: a total desconfiança nas regras e decretos universalizantes. E essa desconfiança geraria sua própria antítese, que é a esperança permanente de vermos as leis serem finalmente implementadas e cumpridas.
IV Roberto DaMatta problematizou as noções de sagrado e profano ao analisar o carnaval brasileiro como um ritual de inversão.
Nenhum item está certo.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...