Os autores pós-modernos sofreram grande influência da vertente interpretativa da antropologia americana. Introduzindo questões relativas à hermenêutica, passaram a ver a cultura como um texto, uma tessitura de significados elaborados socialmente pelos homens e sua exegese, como o ofício da Antropologia. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.
A crítica pós-moderna se caracteriza propriamente como uma avaliação epistemológica da ciência antropológica. Na verdade o objeto dessa crítica referese muito mais aos conceitos ou leis utilizados pela antropologia do que à pratica discursiva etnográfica.
A crítica pós-moderna considera o conhecimento etnográfico como resultado de situações de diálogo entre subjetividades concretas que interagem em condições sobredeterminadas de contato e de negociação de sentido. Ou seja, o texto etnográfico, ao privilegiar a voz do antropólogo, tende a não anular as outras vozes.
Observando os antropólogos pós-modernos em sua prática de pesquisa, constata-se que as preocupações desses etnógrafos (ou "meta-etnógrafos") não recaíram sobre questões relativas ao próprio processo de produção do conhecimento antropológico.
Foi a partir do final dos anos 70 que os horizontes da crítica antropológica foram redirecionados, possibilitando a reflexão dos antropólogos pósmodernos, os quais, acostumados a ver as culturas como texto e a antropologia como sua interpretação, passaram a tomar o próprio texto etnográfico como objeto de interpretação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...