A "Nova Arqueologia" anglo-americana caracterizou-se nas décadas de 60 e 70 por adotar uma série de princípios teórico-metodológicos orientadores de suas pesquisas. Entre as opções abaixo, escolha aquela que caracteriza essa corrente do pensamento arqueológico de forma incorreta.
Adoção da teoria sistêmica para explicação da dinâmica cultural, utilização explícita de métodos de amostragem estatística e adoção de uma perspectiva neopositivista de ciência.
Adoção de um enfoque ecológico-cultural para explicação dos processos de mudança, ênfase na adoção de metodologias de análise quantitativas e adoção de uma perspectiva nomotética de ciência.
Uso do raciocínio cientificista para a interpretação do passado, ênfase no desenvolvimento de práticas interdisciplinares e uso explícito de modelos generalistas sobre o comportamento humano.
Uso explícito do raciocínio hipotético-dedutivo na construção de modelos interpretativos sobre o passado, ênfase nos estudos de variabilidade da cultura material e desenvolvimento de práticas interdisciplinares.
Uso explícito de modelos analógicos para o desenvolvimento de teorias de médio espectro, ênfase nos estudos dos processos de formação dos sítios arqueológicos e perspectiva pessimista quanto ao alcance interpretativo da prática científica em arqueologia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...