A respeito das origens da arqueologia pré-histórica e seus desdobramentos, assinale a alternativa incorreta.
A arqueologia pré-histórica surgiu no século XIX como um campo do conhecimento descritivo e pontual, sendo que, no início, eram executadas somente pequenas e médias sondagens. As grandes escavações eram realizadas ocasionalmente para que fosse possível identificar a estratigrafia e recolher os vestígios a partir da identificação de sua camada arqueológica.
Os histórico-culturalistas tinham como objetivo conhecer o cotidiano das populações pré-históricas ao recuperar provas materiais contextualizadas pela pesquisa de campo.
Na França, no período entre-guerras, Leroi-Gourhan inovou ao escavar superfícies amplas a partir de método topográfico e ao realizar trincheiras com o intuito de detectar áreas de concentração de cultura material.
O tipo de arqueologia e método arqueológico desenvolvidos por Leroi-Gourhan foi chamado de Arqueologia Etnográfica por inspirar-se no conceito de fato social total de Mauss.
Em meados do século XX, jovens arqueólogos americanos lançaram os postulados da Arqueologia Processualista, mais conhecida como Nova Arqueologia. A arqueologia passa a ser concebida como Antropologia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...