A arqueologia histórica urbana vem crescendo nos últimos anos, recuperando dados sobre grupos subalternos e fornecendo importantes informações que a História não teria condições de alcançar devido às limitações das fontes escritas. Quanto ao desenvolvimento da arqueologia histórica no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
A arqueologia histórica no Brasil foi fortemente influenciada pela norte-americana, durante a ditadura militar, tendo como preocupação os vestígios dos grandes monumentos dos colonizadores, tais como as fortificações.
A arqueologia histórica das missões jesuíticas desenvolveu-se a partir de 1980 e teve como preocupação os vestígios arqueológicos da interação entre indígenas e europeus.
A partir de 1990, os estudos se voltaram para os grupos subalternos, tendo destaque os estudos sobre os quilombos.
As pesquisas em áreas urbanas ainda são incipientes, dividindo-se em dois polos de análises: arqueologia da cidade e arqueologia na cidade.
Entende-se por arqueologia na cidade aquela que considera que uma área ou grupo dentro de uma cidade não pode ser o único objeto de estudo. Ela é sistêmica onde o sitio é considerado um elemento de um sistema mais amplo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...