No ano de 1964, Clifford Evans e Betty Meggers foram convidados pela Universidade Federal do Paraná, por meio do Prof. José Lourenço, a coordenarem os trabalhos do Seminário de Ensino de Pesquisa em sítios cerâmicos. Dava-se início ao programa PRONAPA. A respeito desse programa, assinale a alternativa incorreta.
O PRONAPA teve a duração de cinco anos, entre 1965 e 1970. Foi financiado pelo CNPq e pelo Smithsonian Instituion e com a Colaboração do IPHAN.
O objetivo principal do PRONAPA foi mapear e estudar a pré-história brasileira, por meio da realização de prospecções arqueológicas sistemáticas em grandes áreas, com o intuito de estabelecer as tradições, as subtradições e as fases.
Para definir as tradições, subtradições e fases, foram realizadas escavações para evidenciação de contextos arqueológicos e as estruturas dos sítios selecionados para serem escavados.
Uma das principais críticas recebidas foi em relação à não-evidenciação de contextos arqueológicos e estruturas e à realização de apenas algumas sondagens.
No Seminário de Ensino de Pesquisa em sítios cerâmicos, foi elaborado um quadro conceitual/classificatório inspirado no neoevolucionismo e na ecologia cultural, com a finalidade de se configurarem os sítios a serem detectados, mapeados e registrados junto ao IPHAN.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...