IAMAMOTO (2005) afirma que o Serviço Social é uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e técnica do trabalho social, o que supõe afirmar o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais.
Com base nessa premissa, assinale a alternativa que não expressa a análise do significado dessa profissão na cena contemporânea para a autora.
- A. O Serviço Social tem se inserido, socio-ocupacionalmente, de modo minoritário, nas esferas estatais, diante da tensão da satisfação das necessidades sociais dos sujeitos aos quais se dirige sua ação e ampliação dos seus direitos.
- B. A questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista, e o assistente social trabalha nas suas mais variadas expressões cotidianas, envolvendo-se com sujeitos que resistem e se opõem a elas.
- C. Entendendo-se que as políticas sociais são mediações fundamentais da profissionalização do Serviço Social, as relações entre Serviço Social e política pública não se confundem: é preciso reafirmar as diferenças entre Serviço Social como profissão e política pública como responsabilidade do Estado e dos governos.
- D. Os assistentes sociais são conclamados ao aperfeiçoamento técnico operativo e a profissão é inserida na divisão social e técnica do trabalho, exercendo a função de profissional moderador das mazelas produzidas pelo capitalismo questão social como instrumento central da manutenção da ordem hegemônica.