Em uma disputa para o cargo de prefeito, um dos candidatos apresentou como plataforma de campanha a implantação de uma linha troncal servida por VLT (Veículo Leve sobre Trilho). O número de passageiros que a linha de ônibus atende atualmente é de cerca de 10 mil passageiros/dia. Os eleitores ficaram divididos e passaram a discutir as vantagens e desvantagens do VLT para a cidade, caso o candidato fosse eleito. Assinale o argumento mais correto dentre as alternativas abaixo, considerando os aspectos técnicos, econômicos e sociais:
O custo da tarifa não está relacionado com a demanda e manutenção do sistema, portanto o VLT é viável para a demanda atual.
Embora o VLT tenha o dobro do custo de implantação de um corredor de ônibus, se justifica sua implantação em qualquer circunstância pelos benefícios que traz ao meio ambiente.
Um corredor de ônibus transporta entre 10 e 20 mil passageiros por hora e sentido e custa a metade de um VLT que transporta entre 15 e 35 mil passageiros por hora e sentido. Como a demanda é baixa, o VLT não se viabiliza pelo custo alto da tarifa e o corredor de ônibus pode ser ainda a alternativa mais viável para o futuro do transporte coletivo da cidade.
Mesmo com a baixa demanda é possível que o sistema por VLT seja viável, pelo conforto e segurança que oferece aos usuários.
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