O documento intitulado Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de saúde é o resultado da manifestação de vários atores da categoria profissional, no sentido de sistematizar as atribuições profissionais nesse campo vasto, diverso e responsável por empregar grande parte dos assistentes sociais brasileiros. Nesse sentido, pensar e realizar uma atuação competente e crítica do serviço social na área da saúde consiste em
estar desarticulado e sintonizado relativamente ao movimento dos trabalhadores e de usuários que lutam pela real efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS).
conhecer as condições de vida e de trabalho dos usuários, em detrimento dos determinantes sociais que interferem no processo saúde-doença.
estimular a intersetorialidade, tendo em vista a busca de ações que fortaleçam a articulação entre as políticas de seguridade social, superando a fragmentação dos serviços e do atendimento às necessidades sociais.
facilitar o acesso de todo e qualquer usuário aos serviços de saúde da instituição e da rede de serviços e direitos sociais, bem como, de forma compromissada e criativa, submeter a operacionalização de seu trabalho aos rearranjos propostos pelos governos que descaracterizam a proposta original do SUS de direito, ou seja, aquela contida no projeto de reforma sanitária.
buscar a necessária atuação em equipe, tendo em vista a transdisciplinaridade da atenção em saúde.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...