O Assistente Social, ao realizar um estudo socioeconômico como parte da sua ação profissional, deve fazê-lo partindo do entendimento de que
- A. as informações forneçam subsídio para o profissional realizar julgamentos sobre o modo de vida dos indivíduos e contribuir para a definição de qual auxílio público temporário pode ser concedido, após esgotadas todas as possibilidades de uso dos recursos dos próprios indivíduos.
- B. o estudo proporcionará a feitura de um diagnóstico socioeconômico que indicará a melhor forma de tratamento para resolução do problema trazido pelo cliente.
- C. a coleta de informações deve ater-se à aparência física, o que inclui a higiene e vestuário, capacidade mental e habilidades específicas, de modo a garantir a melhoria da qualidade de vida, por meio da sua adaptação aos modos de organização da sociedade.
- D. tem a finalidade de conhecer, com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, sobretudo nos aspectos socioeconômicos e culturais.
- E. as informações do estudo devem ser exclusivas do ambiente em que vive o indivíduo, tais como o tipo da casa, de emprego, relacionamentos conjugais, por onde passam a resolução dos problemas sociais que se assentam sobre os modos de vida adotados pelo mesmo.