A visita domiciliar como instrumento de atuação do assistente social tem por objetivo
A. preencher formulário detalhado que componha o banco de dados dos atendimentos efetuados, pois esse é o instrumento principal que possibilita realizar a pesquisa do público-alvo atendido, visando a direcionar o planejamento profissional para o alcance efetivo das demandas e necessidades apontadas.
B. monitorar o comportamento da família e realizar as orientações necessárias para que este não seja inadequado perante a sociedade, contribuindo, assim, para o rompimento do ciclo de exclusão vivenciado devido ao comportamento antissocial.
C. conhecer melhor a realidade, para que o profissional possa estabelecer, a partir da necessidade e demanda, as metas que a família deve cumprir, indicando inclusive o prazo.
D. aprofundar o conhecimento da realidade social da família, as condições em que vivem e apreender aspectos do cotidiano das suas relações, identificando a complexidade da rede de relações existentes na família e no território, as perspectivas de superação das situações apresentadas e de acesso a direitos.
E. identificar a renda familiar, a partir da análise das condições de vida, e a veracidade das informações quanto à situação de pobreza, inclusive aprimorando suas informações com fotos da residência que darão maior respaldo e provas, para que o profissional consiga os recursos adequados (financeiros, materiais e equipamentos) de intervenção.