Em relação ao processo de locação de obras é INCORRETO afirmar que:
No projeto de implantação, o edifício sempre está referenciado a partir de um ponto conhecido e previamente definido. A partir deste ponto, passa-se a posicionar (locar) no solo a projeção do edifício desenhado no papel. São exemplos de pontos de referencia: o alinhamento da rua, um poste no alinhamento do passeio, um ponto deixado pelo topógrafo quando da realização do controle do movimento de terra ou uma lateral do terreno.
Nos casos em que o movimento de terra não tenha sido feito, deve-se iniciar a locação pelos elementos da fundação, tais como: as estacas, os tubulões, as sapatas isoladas ou corridas, entre outros.
A demarcação dos pontos que irão definir o edifício no terreno é feita a partir do referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo duas planimétricas e uma altimétrica, as quais possibilitam definir o centro ou eixo central do elemento que se vai demarcar (fundação, parede, etc.).
Os elementos são comumente demarcados pelo eixo, definindo-se posteriormente as faces, nos casos em que seja necessário, como ocorre, por exemplo, com as sapatas corridas, baldrames e alvenarias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...