Considere que uma edificação com 12.000 m² de área, planejada para abrigar um órgão público, apresenta, entre outras, as características a seguir.
► Os subsolos para garagem, em dois níveis iguais, somam uma área de 5.000,00 m².
► Os dois pavimentos-tipo são ocupados com escritórios.
► A área do térreo em pilotis abriga um auditório com capacidade para 250 espectadores (300 m²), um foyer (150 m²), uma recepção (50 m²), uma caixa de escada, um espaço para a prumada de elevadores e um depósito que somam 100 m². O restante da projeção do pilotis ficou livre, sem vedações.
► O auditório, de planta trapezoidal, é semi-enterrado com um desnível de 1,00 m em direção ao palco.
► O pavimento de cobertura, que ocupa metade da área do pavimento-tipo, localiza-se no nível + 9,60. Os três níveis abaixo dessa cota, incluindo-se aí o pilotis, têm medidas de piso-a-piso idênticas.
► A outra metade do nível + 9,60 foi tratada de modo a receber um terraço aberto.
► A garagem está situada nos níveis – 3,00 m e – 6,00 m, considerando-se a cota de soleira com ± 0,00 no pilotis.
► O edifício tem 4 elevadores: dois para público e um de serviço, que atendem a todos os níveis; e um exclusivo para a diretoria, que liga o segundo pavimento (nível + 6,40) ao primeiro subsolo.
Em relação às características do edifício mencionado, julgue os itens a seguir.
Para projetar o tamanho do shaft dos elevadores, considerou-se que o poço de segurança deveria estar 2,50 m abaixo do nível da segunda garagem, e que, acima do nível da última parada superior, deveriam existir mais 4,50 m para a altura da cabine e mais uma folga. Nessa hipótese, e considerando os valores apresentados, os elevadores de público e serviço, ao percorrerem um total de 15,60 m, devem ter um poço (sem a casa de máquinas) com uma altura total de 22,60 m.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...