Considerando as figuras precedentes, que apresentam exemplos de abrigos de ônibus, de diferentes autores, localidades e épocas, assinale a opção correta.
- A. O abrigo representado na figura I, concebido em argamassa armada, apresenta, do ponto de vista estrutural, uma laje nervurada em balanço. Do ponto de vista funcional, o abrigo protege do sol e do vento.
- B. O abrigo ilustrado na figura II corresponde a uma estrutura monolítica, com uma laje biapoiada.
- C. O abrigo representado na figura III, que compõe o mobiliário urbano dos primórdios da construção de Brasília, compõe-se estruturalmente de três peças pré-moldadas; e nas duas paredes foram previstos orifícios quadrados destinados a receber placas informativas.
- D. O abrigo da figura IV, feito com tecnologia recente, em aço, possui, do ponto de vista funcional, espaço semelhante ao abrigo da figura III. A parede maior não tem banco e a parede menor propicia a disposição de informações publicitárias.
- E. O abrigo da figura V, chamado de estação tubo, apresenta uma linguagem contemporânea de esqueleto estrutural redondo e metálico, que sustenta a vedação em policarbonato. Do ponto de vista funcional, pouco difere dos quatro exemplos anteriores.